domingo, 23 de dezembro de 2012

ENTENDA QUE É O LNB



Alguma vez você já se perguntou o que é um LNB? Aqui estão algumas informações sobre LNBs que espero ajudem você a entender.

A abreviação LNB significa Low Noise Block (conversor de baixo ruído). É o dispositivo que fica na frente da antena parabólica, que recebe o sinal de microondas de muito baixo nível do SATÉLITE , amplifica-o, muda os sinais para uma banda de baixa frequência e envia-as pelo cabo para o receptor de parabólica dentro de sua casa.

A expressão “baixo nível de ruído” refere-se à qualidade do primeiro estágio de entrada do transistor amplificador. A qualidade é medida em unidades chamadas temperatura de ruído, figura de ruído ou fator de ruído. Tanto a Figura de Ruído quanto o fator de ´ruído podem ser convertidas em temperatura de ruído. Quanto menor a temperatura de ruído melhor. Assim, um LNB com temperatura de ruído = 100K é duas vezes melhor que um com 200K.

A expressão Block refere-se à conversão de um bloco de freqüências de microondas recebida do satélite a ser convertido em um menor intervalo (bloqueio) das frequências no cabo para o receptor. Os satélites transmitem principalmente no intervalo de 4 a 12-21 GHz.
O diagrama acima mostra a guia de onda de entrada à esquerda que está ligado ao tubo de alimentação ou (horn)chifre.


Como mostrado há um pino vertical que passa pelo lado do guia de ondas que extrai os sinais de polarização vertical como uma corrente elétrica.

O primeiros sinais do satélite passam por um filtro de banda que permite apenas a banda de freqüências de microondas destinados a passar. Os sinais são amplificados por um amplificador de baixo ruído e daí para o Mixer.

No Mixer tudo o que veio através do filtro de banda e amplificador é severamente codificado por um sinal de oscilador local para gerar uma ampla variedade de sinais de saída distorcidos.
Estes incluem adições, subtrações e múltiplos entre os sinais de entrada e o oscilador.

São então produzidas diferentes frequencias através do mixer, entre os sinais de entrada e o oscilador. Estas são as frequencias de interesse.

O segundo filtro de banda as seleciona e alimenta o amplificador de saída de banda L e para o cabo.

Normalmente, a freqüência de saída = freqüência de emtrada – frequência do oscilador local.

Em alguns casos, é o inverso, a frequência de entrada = a freqüência de saída – freqüência do oscilador local. Neste caso, o espectro de saída é invertido.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | Affiliate Network Reviews