domingo, 22 de abril de 2012

Parâmetros básicos de programação dos Receptores Digitais

Parâmetros básicos de programação dos Receptores Digitais
Praticamente todos os Receptores Digitais, - exeto os 'Busca Cega' - necessitam de algumas informações básicas para serem editadas ou acrescentadas para sintonizar uma determinada emissora. Existem aparelhos mais modernos e importados que são chamados de “Busca cega”, isso porquê não precisam que o usuário faça inserção manual para sintonia. Eles fazem tudo sozinho... porém, tem um custo relativamente alto, são equipamentos profissionais.
Os Receptores ‘domésticos’ são acompanhados de manuais de instrução que explicam claramente como proceder para sintonizar as emissoras. No entanto, veja abaixo quais são os recursos presentes em qualquer receptor digital:

FREQUÊNCIA: São os dados numéricos em Megahertz (Mhz) que servem para sintonia de determinada emissora. É uma informação básica.

POLARIDADE: É a posição que o sinal transmitido pelo satélite vai chegar a terra. Existem quatro tipos de Polarização: Horizontal (H) / Vertical (V) e Direita (.R) / Esquerda (L). É uma informação básica.
*Veja o que é Polarização em “-Afinal de contas, o que é um satélite? Como Funciona?”

SIMBOL RATE (SR): É um parâmetro básico, com dados numéricos em KBPS, fundamental para a sintonia de determinada emissora. Informação básica.

FEC: é outro dado importante, porém basta deixar como “AUTO” no receptor, não necessitado inserção manual.

PIDs: Os PIDs são subdivididos em Vídeo PID, Áudio PID e PCR PID. São dados numéricos atribuídos ao sinal de vídeo, áudio e outras informações. Geralmente, não requer inserção manual, bastando deixar no modo “AUTO”.

Portanto, as informações de FREQUENCIA, POLARIDADE e Simbol Rate (SR) são BÁSICAS para a sintonia de uma ou mais emissora.
Veja os Exemplos abaixo, primeiro de uma emissora, no caso a TV Paraguaia Telefuturo, no satélite INTELSAT 1R que transmite na Banda C em modo LINEAR:

3759 V - SR 2941

Onde,
3759 é a Freqüência, V (Vertical) é a Polarização e o Simbol Rate (SR) é 2941

Outro Exemplo, no caso as TVs Bolivianas ATB e Red UNO, no satélite NSS7, que transmite em Banda C no modo CIRCULAR:

3761 R - SR 22650

Onde,
3761 é a Freqüência, R (Direita) é a Polarização e o Simbol Rate (SR) é 22650

Nesse último caso, essas emissoras transmitem na mesma freqüência, polaridade e SR, porém são diferentes os dados de PIDs, que são encontrados automaticamente pelo receptor. Quando mais de uma emissora transmite em uma mesma freqüência, essa freqüência é chamada de “MUX”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | Affiliate Network Reviews